quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Palavras de um vestibulando satisfeito

“Após a tempestade sopram ventos favoráveis”

A famosa frase de navegantes por fim pode ser aplicada à vida de um estudante. Depois da fraude do Enem a qual frustrou milhões de estudantes no Brasil (e eu não consegui evitar criticá-la), espero que muitos alunos potiguares perseverantes possam compartilhar a mesma alegria que sinto. Ontem foi publicada a lista dos seis mil e tantos aprovados na UFRN, e senti a alegria percorrer meu corpo quando vários amigos atenciosos me ligaram para avisar sobre minha aprovação em segundo lugar no curso de nutrição.

Deixei de lado a vida de estudante parcialmente dedicado para agarrar com unhas e dentes a vida de um estudante dedicado. Abri mão nos últimos dez meses de grande parte do tempo que gastava com cinemas, praias, horas infrutíferas de internet, baladas e outras diversões para cravar com os cotovelos a mesa de madeira do meu quarto. Desde o começo do ano estabeleci um roteiro de estudo, priorizando aquelas matérias que pesariam mais na minha área. Disciplina e Determinação; essas são as palavras que resumem a suada e acredito que merecida aprovação. Espero que esse parágrafo não seja interpretado como arrogância minha, mas sim uma possível ajuda para futuros vestibulandos.

Apesar dos grandes problemas sociais do Brasil, acredito no seu potencial enquanto aos investimentos no ensino superior. E espero que o F de Federal possa mudar a vida dos brasileiros estudiosos. E assim, esta vitória desejo compartilhá-la com várias pessoas que me apoiaram e acreditaram em mim a través deste caminho sinuoso. Em primeiro lugar, desejo agradecer a minha mãe Edilene, pois ela foi quem me sustentou em casa com abrigo e comida e realizou ao longo do ano afazeres domésticos reservados a mim, apenas para que eu tivesse mais tempo para estudar. Mesmo com sua comemoração mais racional que emocional, sei que ela compartilha esta vitória comigo. Desejo também dedicar este depoimento a toda minha família; Agradeço a Walmir e Ana pelo apoio, confiança e por estar sempre acompanhando minha rotina de estudo. A minha avó, Beto, Graça, Regina, Diego e Luiz e família pela confiança que depositaram em mim. Caso estejam esperando, óbvio que não poderia esquecer dos meus companheiros de estudo. Existem muitos deles, mas cabe aqui destacar dois que foram essenciais para minha formação, curiosidade científica e insistência. Eles não poderiam ser outros: Fábio e Égon. Com estes dois excepcionais estudantes tive o honor de aprender de mais, resolvendo provas e questões provenientes dos mais renomados processos seletivos do Brasil. Com o primeiro deles tive a oportunidade de melhorar o raciocínio lógico e entender melhor os fenômenos físicos e químicos. E com o outro pude conhecer melhor as ciências humanas e devo dizer que com ele aprendi a escrever de acordo com as algemas que uma redação de vestibular impõe. Também estou grato a aqueles que acreditaram em mim e assistiram algumas das aulas de revisão antes das provas. Espero tê-los ajudado de alguma forma, mas saibam também que minha gratidão parte do fato de que eu fui a pessoa que mais se fortaleceu intelectualmente ao estudar para ensinar. Quero proporcionar também meus mais sinceros agradecimentos aos professores que acreditaram em mim e esclareceram as inúmeras dúvidas que circundavam minha cabeça. Por último, desejo agradecer ao pessoal que passou o réveillon comigo por comemorar minha aprovação e estragar meu cabelo. Com todos vocês desejo compartilhar esta vitória.

Depois de um sentimental agradecimento, no qual espero não ter esquecido ninguém que me apoiasse incondicionalmente, basta apenas dizer o que me resta fazer agora. Um tempo de férias e comemorações, matrícula, trotes e mais trotes, pedir dinheiro nos sinais como todo calouro, e principalmente, uma vida de universitário. Esta foi a primeira grande vitória da minha vida. Mas a busca por vitórias não termina por aqui, esta é a primeira das tantas que pretendo conquistar, poder crescer como profissional, esse é meu objetivo após entrar na faculdade, pois não sou uma pessoa que pretenda morrer no anonimato. Ah, por certo! Sei que quem leu isto já deve estar farto de agradecimentos, mas cabe aqui um último e especial: Ele vai para você, leitor, que teve a paciência de compartilhar da minha inspiração e felicidade expressada a través de palavras. Boa sorte, sucesso e um ótimo 2010 para você!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto primo!!! Realmente descreve bem o que você sentiu e que está sentindo após uma bela aprovação no vestibular.

    ResponderExcluir
  2. parabéns gringãão *-*
    pela aprovação (logico) e pelo texto excelente
    ( sem querer ser puxa saco , tá?)
    quase que me senti aprovada também , com essa descrição de aleria tooda .
    rsrs.
    cara , tô muito muito feliz por você

    beijo , espero te ver em breve ;*
    /saudade da sua inteligencia insuportável ;)

    ResponderExcluir
  3. ¡Buenas! Soy yo, Álex, de Dénia. Me alegro de que te vaya bien, y espero que sigas estudiando con determinación, ¡es más difícil de lo que parece!

    Me siento bastante mal por no haberme mantenido en contacto contigo últimamente (con lo fácil que debería ser gracias a internet), pero pienso leer tu blog. Lo que llevas por ahora no me ha costado entenderlo, así que sin problemas ;)

    Saluda a tu madre de mi parte, feliz año 2010 y que sepáis que os echamos mucho de menos.

    ResponderExcluir
  4. Ê eu futuro nutricionista!!
    Parabéns Gringo!!
    é federaaaal\o/

    ResponderExcluir
  5. Consegues me surpreender a cada dia, lindo texto, linda história. Exemplo de esforço e dedicação! Confesso que cheguei a ficar emocionada.
    Que Deus continue te abençoando!
    Amo a sua vida!!!

    Beijos ;@@

    ResponderExcluir