sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Serviço de enlatamento público

Outro dia de férias está passando, e eu sem nada para fazer e com fome, me dirijo à cozinha. Abro a despensa e o primeiro que vejo é uma lata de sardinhas; a utilizarei então. Abri o pão, despejei um pouco de azeite no mesmo e depois abri a lata de sardinhas... E que surpresa! Apesar de a latinha ser tão pequena, o conteúdo de alimento é excepcionalmente gigante! Ao vê-las tão comprimidas, espremidas, com a ausência de qualquer fonte de ventilação e com um cheiro desagradável tive pena daqueles peixes. Ah, que raios, esses animais estão mortos! Contudo, não queria eu ter de passar pelo desconforto das sardinhas.
Mais tarde no mesmo dia sai e fui à parada de ônibus. Eram mais ou menos as 18:00, por algum motivo que desejo não recordar, estava apressado. Passavam vários ônibus, um atrás do outro, mas aquele no qual eu subiria insistia em demorar. Quanta mais pressa temos, mais longa é a espera. Ao cabo de trinta minutos agonizantes, apareceu enfim o esperado ônibus, subo, sem antes amaldiçoá-lo e praguejá-lo até faltar-me saliva.
Aterrorizo-me ao constatar no número de pessoas em um recinto daquele reduzido tamanho, passei então por duas escadas, pois a compressão na qual as pessoas se encontravam me impedia avançar. Estava feliz por não ter que me espatifar daquela maneira. Enganei-me. Na parada seguinte subiu mais gente, e tive que filiar-me à regra daquele veículo barulhento. Apoiado com apenas um braço, sem ter o que fazer, lembrei-me do sufoco das sardinhas, “mas desta vez acontece com seres humanos vivos” pensei. Apertado, impaciente e sentindo um pudor desconfortante, essa era a forma com que tinha que me deslocar na cidade, e ainda ter a sorte de poder colocar um braço num dos ferros do ônibus.
E a STTU ainda tenta estimular os cidadãos a usarem o transporte público. Mas qual é o prazer em andar numa lata de sardinhas humanas como essa? Ainda mais com os preços em contínua ascensão. Há menos de dois anos valia R$1,75 e em questão de um ano e meio aumentou para R$ 2,00 em dois aumentos consecutivos. Posso reconhecer que uma das melhoras foi a renovação dos veículos, mas a frota continua com o mesmo número de ônibus. Então, a inquietante espera dos natalenses em nada mudou. A diferença de Recife, onde as passagens são mais baratas e a freqüência é muito maior. Em Fortaleza idem. Calamidade, esse é o nome que recebe o transporte público de Natal.
De todo o investimento que receberá Natal para sediar a copa em 2014, nada será investido na melhoria do transporte coletivo. “O que há agora é suficiente para atender a demanda” Essas foram as palavras do secretário de mobilidade urbana, Kelps Lima, em entrevista concedida ao jornal Novo. Segundo ele, os recursos serão utilizados para melhorar as rodovias atuais e realizar outros desdobramentos. Com todo respeito, mas como a frota total de hoje vai suportar a imensa quantidade de turistas e locais, se agora mal dá conta dos locais? Natal vai ser a única cidade do nordeste que não investirá em seu transporte coletivo.
De fato, as empresas de ônibus pretendem implantar uma inovadora e inédita maneira de se enlatar sardinhas. Por isso, a criação desse programa visa obter uma forma mais eficiente e de baixo custo, havendo maior rendimento e lucro.

8 comentários:

  1. O pior que é a mais pura verdade! Ah Thiago e mais uma vez parabéns pelo texto. Adorei :)

    ResponderExcluir
  2. Thiago você falou tudo!Somos personagens de uma história sem cortes, corremos os riscos das surpresas de cada cena.Eu amei, espero poder escrever um dia assim que nem você,sou sua fã. :D
    Thuanny

    ResponderExcluir
  3. Aí Gringo, concordo plenamente com a sua comparação do transporte público de Natal a uma lata de sardinha. Os Natalenses enfrentam vários problemas a esse respeito, o fato é que só aumentar a frota não resolveria o problema, não podemos nos esquecer dos chamados "engarrafamentos".
    Um abraço e parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  4. É Thiago,não teria comparação melhor para se fazer com o transporte publico de natal, do que uma lata de sardinhas!a superlotação dos ônibus,estão inadmissiveis!Concordo plenamente, com a tua opinião sobre o assunto!
    E..parabéns pela postagem, muito bem abordado o assunto!bj A....l!

    ResponderExcluir
  5. Aaah, eu já elogiei pessoalmente ... Mais como ele me cobrou vou elogiar por aqui também!
    Perfeita a sua colocação, não acrescentaria mais nada além do que você falou, Parabéns Holandêês, já era sua fã e agora lendo seu blog me apaixono mais! Continue assim =)

    ResponderExcluir
  6. Só vc com esse senso crítico, pra fzr uma analogia dessas;rsrs abordagem interessantissima!!!

    ResponderExcluir
  7. parabéns , adorei o texto, consegue prender a atenção e passar sua ideia de uma forma culta e ao mesmo tempo bacana =)

    ResponderExcluir
  8. Oi,Querido

    Parabéns pela ótima comparação. Realmente o transporte publico de Natal está um caos.
    Escreve muito bem, viu ?

    Eiii eu acho é pouco, eu quero é MAIS! hahaha =]

    Beijão, fica na paz! ;@

    ResponderExcluir